Principais Campeonatos de Futsal da Fifa

Copa do Mundo de Futsal da Fifa

É realizado desde 1989 e ocorre a cada quatro anos.

Em 1982, a Fifusa organizou o 1º Campeonato Mundial de Futebol de Salão. Esse mundial foi marcante e passou a interessar a Fifa, que ameaçou os organizadores de que iria patrocinar seu próprio mundial. Assim, a Fifusa começou a enfrentar dificuldades na realização de suas competições. Em 1989, a Fifa passou a realizar as Copas do Mundo de Futsal a cada quatro anos, semelhante ao futebol.

Confira os vencedores:

Lista Campeões Mundiais Futebol Salão FIFA FIFUSA

Copa Intercontinental de Futsal

É um campeonato mundial onde participam as principais equipe de futsal dos cinco continentes. Sua primeira edição ocorreu em 1997, mas se tornou reconhecido pela Fifa apenas em 2004.

Principais Campeonatos da FIFUSA/AMF

Campeonato Mundial de Futebol de Salão

Torneio internacional disputado nas regras da Fifusa/AMF pelas seleções nacionais vinculadas a AMF. O primeiro campeonato foi organizado pela primeira vez em 1982, sob organização da Fifusa.

Campeonatos Sul-Americanos 

Torneio de futebol de salão onde competem seleções sul-americanas. Desde o início foi organizado pela Fifusa e logo depois pela AMF, juntamente com a Confederação Sul Americana de Futebol de Salão (CSFS). Posteriormente, foi criada uma nova versão do torneio sob organização da Fifa.

Campeonatos da União Europeia de Futsal

Também conhecido como Euro Futsal são torneios internacionais de Futsal onde participam seleções europeias afiliadas a AMF.

Principais Campeonatos da Conmebol*

Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal

Também chamado de Copa Libertadores de Futsal é organizado pela Conmebol desde 2002. Como o próprio nome já diz, essa competição compõe-se pelos clubes da América do Sul. Iniciou-se no começo dos anos 80, quando o futebol de salão era comandado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). No final dos anos 80, a Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa) decidiu incorporar o esporte, surgindo assim o futsal. Atualmente, o futsal é praticado nos campeonatos. A diferença entre o futebol de salão e o futsal ficou apenas em poucas regras. Nos anos 90, foi criada uma nova versão do campeonato Sul-Americano de Clubes organizado pela Fifa.

Copa América de Futsal

É uma das principais competições dos países filiados a Conmebol, sendo o o primeiro realizado em 1992.

*Sobre a Conmebol

Conmebol é a Confederação Sul-Americana de Futebol uma instituição internacional que desenvolve e controla as competições de futebol, futsal e futebol de areia. Os campeonatos populares organizados por ela são: o Sul Americano de Clubes de Futsal e a Copa América. Ela foi criada por confederações do Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. Ela está sob autoridade da Fifa.

Principais Campeonatos da CBFS

  • Taça Brasil;
  • Campeonato Brasileiro;
  • Ligas (Superliga, Liga Nacional Masculina, Liga Nacional Feminina, Liga Sudeste, Sul, Centro-oeste, Norte e Nordeste);
  • Seleção Brasileira (Copa América Masculina, Amistoso, Grand Prix, Mundial Feminino, Copa América Feminina).

Taça Brasil

Camisetas TimesA primeira edição da Taça Brasil foi realizada no ano de 1968, e teve como campeão o Carioca (RJ), seguido do Palmeiras (SP) como vice.

É uma das competições mais tradicionais da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e até o ano de 1996 era a única competição da modalidade existente, até a Liga Brasileira de Futsal surgir.

Liga Futsal

Surgiu no ano de 1996, foi criada pela CBFS com intenção de aprimorar os clubes brasileiros que tinham um calendário de campeonatos, mas precisavam de uma estrutura melhor para profissionalizar o futsal no Brasil. Foi feita em parceria com as principais empresas de material esportivo do mundo, clubes tradicionais, a televisão e patrocinadores.

Para participar da competição, é necessário associar-se a uma franquia. Antigamente, tinha a opção de comprar uma franquia nova, mas a organização da Liga Futsal estabeleceu que as 20 franquias existentes já foram negociadas, então só tem a opção de entrar em contato com os franqueados para poder comprar ou propor parcerias.

SuperLiga

A SuperLiga Nacional de Futsal foi realizada pela primeira vez no ano de 2005 na cidade de Betim, em Minas Gerais. Os participantes da competição são os vencedores dos campeonatos regionais mais os dois primeiros colocados da Liga Futsal. Na sua primeira edição teve a equipe Malwee/Jaraguá, de Santa Catarina como campeã e Santa Fé/Funec/Tatuibi como vice.

Ligas Regionais

Liga Norte

Foi realizada pela primeira vez na cidade de Belém, no Pará.

Campeões da Liga Norte:

2005 - Paysandu (PA)

2006 - Esmac/Ananindeua (PA)

2007 - Esmac/Ananindeua (PA)

2008 - Esmac/Ananindeua (PA)

2009 - Esmac/Ananindeua (PA)

2010 - Unidos do Alvorada (AM)

2011 - Esmac/Ananindeua (PA)

2012 - Shouse (TO)

2013 - A.A.B.B Acre (AC)

Liga Nordeste

Teve sua primeira edição em 2005 na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Campeões da Liga Nordeste:

2005 – Real Moitense (SE)

2006 – Afagu – Russas (CE)

2007 – Granja/ADG (CE)

2008 – Horizonte Futsal (CE)

2009 – Fortaleza (CE)

2010 - ABCF.C/Art&C - RN

2011 - Horizonte Futsal - CE

2012 - Lagartense - SE

2013 - Tigre - PE

2014 - Horizonte Futsal - CE

2015 - Real Moitense - SE

Liga Centro – Oeste

Foi disputada pela primeira vez no ano de 2005 em Coxim, no Mato Grosso do Sul.

Campeões da Liga Centro-Oeste:

2005 – Fesurv/Rinco (GO)

2006 – Cresspom (DF)

2007 – Nova Mutum / Apub (MT)

2008 – Cresspom (DF)

2009 – Fesurv/Rio Ver (GO)

2010 - Cresspom - DF

2011 - Peixe/Mazza - DF

2012 - Goiás - GO

2013 - Goiás - GO

2014 - Sete Lagoas

Liga Sudeste

Realizada pela primeira vez em São Paulo.

Campeões da Liga Sudeste:

2005 – Intelli/Topper (SP)

2006 – Santa Fé/Funec/Tabuibi (SP)

2007 – S. E. RCG/Garça (SP)

2008 – Não teve realização de campeonato

2009 – V&M Minas T.C. (MG)

2010 - V&M Minas T.C.- MG

2011 - A. D. Wimpro - SP

2012 - A.A.B.B. - SP

2013 - A.A.B.B. - SP

Liga Sul

Teve sua primeira edição em Santa Catarina.

Campeões da Liga Sul:

2005 - São Miguel Sicredi Futsal (PR)

2006 - S.E.R. AABC (RS)

2007 - Não teve realização de campeonato

2008 - Patrimonial/Águia Seguros (SC)

2009 - Paraná/Vale Fértil (PR)

2010 - IACC/Patrimonial/Águia Seguros - SC

2011 - Pré Fabricar Futsal/CME - SC

2012 - A. D. Hering - SC

2013 - Atlântico - RS

2014 - ALAF - RS

Grand Prix de Futsal

A Grand Prix de Futsal é uma competição internacional que somente participam países convidados pelo Brasil. Sua estreia foi em 2005 na cidade de Brusque, em Santa Catarina.

As seleções que participaram da primeira edição foram Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Argentina e Brasil e teve a seleção brasileira como campeã. Desde a data de sua estreia, o Brasil foi campeão em todas as edições.

Craques do Futsal Brasileiro

Jogador Falcão

Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão, teve o seu apelido originado por causa de seu pai. O pai era chamado de Falcão devido ao ídolo Paulo Roberto Falcão, ex-jogador do Inter e da seleção brasileira, e quando criança acompanhava o pai em jogos, sendo chamado de Falcãozinho. A partir daí, o apelido pegou.

Nasceu no dia 8 de junho de 1977, é considerado um dos maiores ídolos do futsal, carregando várias vitórias. Teve passagens em 1989 no Guapira, de São Paulo, Corinthians Paulista, G.M./Chevrolet (SP), C.A.Atlético/Pax de Minas (MG), Rio de Janeiro/Miécimo (RJ), São Paulo F.C./Osasco (SP), E.C.Banespa (SP) e Malwee/Jaraguá (SC).

Curiosamente, não teve tamanho sucesso no futebol de campo. Teve uma passagem rápida pelo São Paulo em 2005, com enorme apoio da torcida tricolor, mas sua atuação não foi tão marcante. Por problemas com o técnico da época, Emerson Leão, Falcão era raramente convocado para os jogos como titular. Não renovou o seu contrato com o clube e retornou às quadras.

Teve como momento de glória na carreira ser eleito como melhor jogador de futsal do mundo no ano de 2004 pela Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA) e coleciona diversos prêmios do esporte.

Jogador Índio

Francisco Anibio Silva Costa, mais conhecido como Índio, é um jogador de muita habilidade e velocidade, tem capacidade de atuar como pivô.

Coleciona vários títulos, entre eles foi campeão e artilheiro da liga, em 1998, marcando 25 gols. Pela seleção brasileira, disputou em 2004, no Campeonato Mundial de Futsal que ocorreu na Guatemala. Ele foi vice-artilheiro com 10 gols, em 8 partidas.

Jogador Pablo de Almeida Ribeiro

Nascido em Uruguaiana no Rio Grande do Sul, Pablo joga como ala e pivô. Artilheiro de duas ligas brasileiras, de 2003 e 2004, onde marcou 25 e 27 gols em cada ano, se instalou como um dos grandes nomes do futsal nacional. Jogou na Espanha, mas voltou em 2010 para o Brasil, ao jogar pela Associação Carlos Barbosa de Futsal.

Jogador Manoel Tobias da Cruz Júnior

Nascido em 19 de abril de 1971 é considerado por muitos como maior jogador da história do futsal. Jogava como ala e defendeu por 13 anos a seleção brasileira de Futsal. Chegou a marca de 278 gols, conquista pela qual nenhum jogador conseguiu ultrapassar. No futebol de campo, conquistou o título gaúcho jogando pelo Grêmio em 1996.