Jogo Futsal

Para jogar futsal é preciso ter certa habilidade, pois o jogador deve dominar a bola e jogá-la com corretamente para vencer a disputa. Para que esse objetivo fosse alcançado foram criados os fundamentos do futsal. Fundamentos são os passos essenciais que devem ser apreendidos por aqueles que praticarão o esporte. Os mais básico são:

  • Passe
  • Drible
  • Cabeceio
  • Chute
  • Condução
  • Domínio

Outros fundamentos como marcação, antecipação, proteção da bola e posicionamento levam mais tempo de prática do futsal para serem aprendidos. Além disso, há também os específicos para a posição de goleiro (reflexo, forma certa de cair, posição de defesa, etc.)

Passe

Esse fundamento é um dos mais importante e realizados em uma partida. A ação consiste na batida da bola enviada a um jogador ou a determinado espaço da quadra. Para executá-la, é preciso ter uma visão clara dos jogadores do seu time, a fim de enviar a bola da forma certa e com a força necessária, para que a bola não seja interceptada pelos jogadores do time adversário.

Há também aquele passe feito pelo alto que tem menor probabilidade de ser interceptado. Outros tipos são: passe de peito, de letra, calcanhar, etc.

Drible

É uma ação individual que consiste no passe com habilidade e intenção de passar por um jogador adversário. Dependendo do lance, o jogador precisará ter velocidade, técnica, criatividade, força e gingado. Os dribles, geralmente, ganham o nome de gato, balanço, vai e vem, pique falso e desmarcação.

Cabeceio

Ação que consiste em pegar a bola com a cabeça, saltando, mergulhando ou em pé. Pode ser defensivo ou ofensivo. O objetivo de realizar esse fundamento é passar a bola, defender a equipe ou mesmo, fazer gol. O jogador poderá fazê-lo parado ou em movimento e a trajetória da bola pode ser em direção ao chão, para o alto ou em linha reta.

Chute

Consiste no toque da bola, podendo ser para afastar o perigo do time adversário ou para ser ofensivo. Pode-se realizar esse objetivo também com a cabeça (cabeçada) e outras partes do corpo. Existe o chute defensivo, que é feito para afastar o perigo do ataque do adversário e o ofensivo com o objetivo de fazer gol. É preciso perceber a posição do goleiro adversário, ter precisão, habilidade e noção de força.

Tipo de Chute

  • Chute Simples - bate-se com a parte interna ou com o dorso do pé;
  • Chute de Bate-ponto - realizado de forma imediata, assim que a bola toca no chão;
  • Chute de Voleio - também conhecido com chute sem pulo é feito quando a bola ainda está no ar;
  • Chute de Bico - é realizado com a ponta do pé e não é muito preciso, justamente pelo pouco espaço de contato. É o mais fácil de ser executado;
  • Chute por Cobertura - é feito com o pé embaixo da bola, a fim de que ela ganhe altura.

Condução

Ação de levar a bola nos espaços possíveis da quadra. Ele pode ser feito em linha reta (retilíneo) ou mudando de posição (zigue-zague). Geralmente, realizado com a parte interna ou externa do pé. Com a parte da frente, o bico da chuteira, há um controle menor da bola. O jogador tem que observar que quanto mais perto estão os pés da bola, mais dificuldades o adversário terá para pegá-la.

Domínio ou Recepção

Capacidade de receber a bola, na maioria das vezes com a sola do pé, a fim de que ela fique em seu controle. É um dos requisitos essenciais, pois como os passes são feitos de forma rápida, o jogador precisa ter cautela para não perder a bola. Para dominá-la pode-se utiliza todas as partes do corpo, exceto o braço. Normalmente, o domínio com o pés é o mais realizado.

Classificações do Domínio

Quanto à trajetória e execução:

  • Rasteira - feito com as partes internas, externas e solado dos pés;
  • Meia-altura - realizado com a parte interna e externa dos pés e coxas;
  • Parabólica - feito com o dorso dos pés, a cabeça, a coxa e o peito.

Categorias

A idade no futsal está dividida em categorias e irá variar caso seja feminino ou masculino. As categorias a seguir foram definidas de acordo com a tabela da Federação Paulista de Futebol de Salão, em 2015:

Iniciantes/Masculino

Sub-8 para jogadores entre 7 e 8 anos.

Sub-9 para jogadores com 9 anos.

Menores

Sub-10 para jogadores entre 9 e 10 anos.

Sub-12 para jogadores entre 11 e 12 anos.

Sub-14 para jogadores entre 13 e 14 anos.

Sub-16 para jogadores entre 15 e 16 anos.

Sub-17 para jogadores com 17 anos.

Maiores/Masculino

Sub-20 para jogadores entre 18 e 20 anos.

Adulto para jogadores acima de 20 anos.

Veterano para jogadores a partir dos 40 anos.

Maiores/Feminino

Sub-13 para jogadoras entre 12 e 13 anos.

Sub-15 para jogadoras entre 14 e 15 anos.

Sub-17 para jogadoras entre 16 e 17 anos.

Sub-20 para jogadoras entre 18 e 20 anos.

Principal para jogadoras a partir dos 20 anos.

Posições dos Jogadores

Goleiro: Defende o gol de qualquer jogada adversária. Pode partir para o ataque do jogo se quiser;

Fixo: Homem da defesa, referente ao zagueiro no futebol;

Alas: Responsáveis pela armação do jogo, funciona como ligação entre ataque e defesa. Jogam pelas laterais;

Pivô: Responsável pelo ataque do jogo. É a principal referência em jogadas ofensivas.