Jogo FutebolAlgumas pessoas podem considerar futsal e futebol a mesma coisa pelo fato do futsal ser uma prática adaptada do futebol, mas existem algumas características que diferenciam bem um de outro.

As diferenças são perceptíveis mais perceptíveis nas regras do que o objetivo do jogo. Em ambos, existe a intenção de fazer gols para vencer.

Diferenças entre Futsal e Futebol de Campo

Tempo

No futebol, são 45 minutos de tempo, podendo contar com acréscimos dependendo da opinião do árbitro. No intervalo, o tempo é de 15 minutos. Possui dois períodos.

No futsal, o tempo, geralmente, é de dois períodos de 20 minutos e o intervalo é de até 10 minutos. Possui dois períodos.

Quantidade de Jogadores

No futebol, conta-se 11 jogadores, incluindo o goleiro.

No futsal são 5 jogadores, incluindo o goleiro.

Local

No futebol, o esporte é praticado num campo de 90 a 120 metros de comprimento e largura de 45 a 90 metros, variando sua medida em partidas internacionais.

No futsal, joga-se numa quadra de comprimento de 38 a 42 metros, e largura de 20 a 25 metros. A maioria das quadras são cobertas, mas não tem a necessidade de todas serem.

Bola

A bola do futsal é menor, porém mais pesada que a do futebol. Foi estabelecido isso para que a bola não pulasse ou saísse muito das quadras.

Substituições

No futebol, pode-se aproveitar de no máximo 3 substituições, tendo de paralisar o jogo no momento e somente com autorização do árbitro.

No futsal, as substituições são mais flexíveis, podendo ocorrer a qualquer momento, sem necessidade de autorização prévia do árbitro e sem necessidade de paralisação do jogo. Não tem limite máximo de substituições, pode ser um número indeterminado. Somente a substituição de goleiro deve ser mediante aprovação do árbitro.

A única semelhança é que nas duas modalidades, o jogador substituto só pode entrar quando o substituído sair da área de jogo.

Diferenças entre Futsal e Futebol de Salão

Tecnicamente, esses esportes são semelhantes, mas existem algumas diferenças que cercam a origem deles. Uma delas é que desde sua criação, a entidade que organizava os jogos de Futebol de Salão era a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). Entre as décadas de 80 e 90, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) pediu a unificação das entidades que não se concretizou. Assim, eles alteraram o nome do esporte para Futsal, criando também algumas regras diferentes. Houve alterações nas regras sobre peso da bola, velocidade no jogo e tamanho da quadra.

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS - tem esse nome, mas utiliza as regras do futsal) passou a integrar a Fifa, adotando as novas regras do esporte. Após isso, todos os campeonatos mundiais de futsal passaram a ser organizados pela Fifa.

Obs.: Em 1990, o Brasil se desvinculou da Fifusa, com o aval das 26 Federações filiadas a CBFS e a partir daí passou a adotar as novas regras de jogo criadas pela Fifa, com o objetivo de desenvolvê-lo pelo mundo e transformá-lo em um tipo de esporte olímpico.